segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

WELLYDA FATURA O SEGUNDO OURO


Primeira colocada no ranking nacional Júnior (até 18 anos), a paulista Wellyda Rodrigues conquistou a sua segunda medalha de ouro no ciclismo das Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012. Na manhã deste domingo, dia 2, a estudante da Escola Estadual Monsenhor Magi, de Americana (SP), terminou em primeira na prova de estrada, na Avenida Beira Rio, com o tempo de 39m20s547. A prata ficou com a paranaense Ana Casetta do Colégio Estadual Duque de Caxias, de Maringá (PR), e o bronze foi para a paulista Bianca Bená, do Colégio XI de Agosto.
Supersticiosa, a atleta da Seleção Brasileira deixa a capital mato-grossense com três medalhas. Sexta-feira, ela ficou com o bronze no contra relógio e sábado foi ouro no critério final. “Estava com a unha pintada com a bandeira de São Paulo na sexta pela manhã e, à noite, pintei com as cores da bandeira brasileira. Deu sorte”, disse a jovem de 17 anos.
A prova foi disputada em um circuito de 2,6 km e contou com a participação de 26 atletas de 15 estados. Percorridas quatro voltas, o pelotão era liderado pelas goianas Flavia Cardoso e Nathalia Belo, além da paranaense Renata Lopes, de apenas 15 anos. Wellyda acompanhava o ritmo e não deixava nenhuma adversária sair na fuga. “Eu e a Bianca fizemos um jogo de equipe. Falei pra ela vir na minha roda e deu certo. Atacamos na hora certa. Fiquei muito feliz que ela medalhou também”, afirmou Wellyda.
O grupo foi diminuindo volta a volta. Renata Lopes sofreu um acidente na última curva e apenas cinco meninas sobraram para o sprint final. Wellyda não deu chances às concorrentes e venceu com uma vantagem de 1s214 para a medalhista de prata, a paranaense Ana Casetta do Colégio Estadual Duque de Caxias, de Maringá (PR), que também encerrou a competição subindo no pódio nas três provas (duas pratas e um bronze).
A também paulista Bianca Bená, do Colégio XI de Agosto, conquistou a medalha de bronze. Bianca treina para ser uma ciclista desde os 10 anos de idade e foi quem introduziu a amiga Wellyda na modalidade. A jovem de 16 anos afirmou logo após a prova que o ano de 2012 foi como um sonho e que recebeu propostas para competir por três equipes, inclusive uma de fora do estado.
“Assinei com o time de São José do Rio Preto (SP) e a partir de janeiro vou competir pela equipe. Meu primeiro desafio será a Volta do Futuro, de 17 a 20 de janeiro em São Carlos (SP). É geralmente nessa prova que os técnicos da Seleção Brasileira escolhem os atletas que vão defender o país em competições pan-americanas e mundiais. Vou treinar bastante para conseguir meu objetivo”, disse a jovem.As provas deste domingo tiveram a presença do presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos, entre os espectadores.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.

Publicada: 02/12/2012às 17:22:04

Fonte: COB/Divulgação